Pesquisar no blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SABADO DE VACINAÇÃO

Neste sábado (13), todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a segunda dose contra a poliomielite (paralisia infantil). Com o lema "Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças", o objetivo da campanha é imunizar 27.500 crianças em todo o município.
Pais e responsáveis poderão procurar uma das 17 unidades de saúde de Vila Velha, munidos do cartão de vacina. As doses também serão oferecidas em postos volantes e pontos de apoio (confira a lista), que estarão funcionando das 8 às 17 horas. A vacinação é indiscriminada e todas as crianças de zero a cinco anos deverão receber a vacinação oral, com duas gotinhas, independentemente de terem sido vacinadas anteriormente.
Sarampo
Além das doses contra a polio, os pequenos de 11 meses e 29 dias até 6 anos vão receber a vacina contra o sarampo, a tríplice viral, indicada também para imunizar contra a caxumba e rubéola. A vacina é necessária, mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas anteriormente ou já tenham tido a doença. A meta é vacinar 95% do público alvo.
Sinais e sintomas do sarampo
Febre alta, que inicia entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus, e dura cerca de 4 a 7 dias, exantema (erupções na pele), coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas (manchas de Koplic), que se desenvolvem na fase inicial da doença. O exantema, geralmente, inicia no pescoço, face, tronco e membros superiores, durante 3 dias, com disseminação, atingindo mãos e pés, permanecendo entre 5 e 6 dias. Em média, a erupção ocorre 14 dias após a exposição ao vírus.
Autor: Texto: Paula Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário