Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SABADO CAMPANHA DA PÓLIO


Segunda etapa da vacinação contra a pólio ocorre no próximo sábado

As crianças menores de cinco anos receberão, no próximo sábado (13), a segunda dose da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A Secretaria Estadual da Saúde destaca que a proteção contra a enfermidade apenas estará garantida mediante a nova etapa da imunização.
A meta é repetir  os mesmos números registrados na primeira etapa (ocorrida em junho),  o recomendável é atingir os 95%. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em outros pontos extras definidos pelos municípios.
A vacinação contra a pólio é importante para manter o País livre da circulação do vírus, que foi registrado, pela última vez no Brasil, em 1989. Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Apesar de na maioria das vezes não evoluir para o óbito, a criança infectada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Sarampo
Iniciada junto à primeira etapa da Campanha contra a pólio, a vacinação contra o sarampo será encerrada também no sábado (13).
SARAMPO.

O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde no sentido de antecipar a campanha, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010, foram oito casos confirmados no Estado, sendo todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.
Calendário básico de vacinação fora das campanhas
Vacina poliomielite oral - Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Vacina tríplice viral - As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas "campanhas de seguimento", mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Texto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário