Pesquisar no blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Moradores podem ficar isolado


S.Bernardo tem prazo para se manifestar sobre bloqueio
  Por: Vladimir Ribeiro  (vladimir@abcdmaior.com.br)

 
Bloqueio da estrada deixará moradores isolados. Foto: Amanda Perobelli
Bloqueio da estrada deixará moradores isolados. Foto: Amanda Perobelli
 
Prefeitura apresentará proposta para evitar fechamento da estrada do Montanhão

A Prefeitura de São Bernardo tem cinco dias para se manifestar sobre o fechamento da estada do Montanhão, no Jardim Silvina. A intimação foi emitida pela 1ª Vara Pública de Santo André, onde tramita processo para fechamento da via, que corta os dois municípios. A informação é do secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson.
De acordo com o secretário, desde o início deste ano as duas prefeituras estão em negociação para tentar evitar o bloqueio da via, que isolaria o Bairro Baraldi, em São Bernardo. “Essa intimação causou certa estranheza porque tivemos duas reuniões com o promotor público de Santo André e apresentamos propostas que estão em análise”, disse.
Para Marson, a proposta mais viável é a instalação de um portal no Jardim Silvina, que será monitorado por câmeras e terá um ecoponto para receber entulhos que antes eram jogados na via. “Também vamos assumir toda a manutenção da estrada do Montanhão. Porém, para que tenha resultado, Santo André também tem de tomar medidas parecidas na outra ponta da via”, afirmou.
O secretário destacou que a prefeitura fará novamente sua defesa para evitar o fechamento da estrada. “Precisamos ter bom senso para evitar que uma via com mais de 80 anos seja fechada, e moradores de São Bernardo sejam prejudicados”, destacou.
Isolamento - A estrada do Montanhão, que começa no Jardim Silvina, em São Bernardo, passa no Parque do Pedroso, em Santo André, e termina no Bairro Baraldi, em São Bernardo, tem cerca de 5 km e cruza o Santuário Nacional de Umbanda. Parte da estrada (1,9 km), que pertence a Santo André, foi sentenciada pelo MP da cidade com uma decisão obrigando o fechamento do local. Porém, se a determinação for executada, o Santuário e as cerca de 220 famílias moradoras dos dois lados ficarão isolados.
O processo para fechamento da via teve início em 1991, quando o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pediu que acessos clandestinos ao Parque do Pedroso fossem fechados. Em março deste ano, um termo de agravo da ação civil pública (481/08) garante à autarquia o direito de fechar a estrada. A decisão da juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 1ª Vara Pública do município, derrubou a liminar de São Bernardo, que garantia abertura da via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário