Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PARABENS CUT


CUT era fundada há 30 anos
  Por: Redação

 
Quadro Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933. Foto: Reprodução
Quadro Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933. Foto: Reprodução
 
Criação surgiu em congresso de trabalhadores brasileiros em S. Bernardo
Nesta segunda-feira (29/08) a CUT (Central Única dos Trabalhadores) completa 30 anos de sua fundação. A maior central sindical brasileira foi criada no 1º Conclat (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora), realizado no o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo.
O congresso reuniu 5.059 delegados de 912 entidades e elege Jair Menegueli presidente (até 1994). Presente em todos os ramos de atividade econômica do País, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, e conta atualmente com 3.438 entidades filiadas, 7.464.846 trabalhadoras e trabalhadores associados e 22.034.145 trabalhadoras e trabalhadores na base.
Depois de Jair Meneguelli, foram presidente da CUT Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, ex-metalúrgico do ABCD e atualmente deputado federal pelo PT; João Felicio, professor ex-presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e CNTE (Confederação nacional dos Trabalhadores em Educação); Luiz Marinho, ex-metalúrgico do ABCD, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e atualmente prefeito de São Bernardo, e Artur Henrique, técnico eletrotécnico e ex-presidente do Sinergia-SP/CUT, sindicato estadual dos eletricitários e trabalhadores do setor de gás, que atualmente preside a CUT .

Um comentário:

  1. COMPANHEIRO WALTER PARABÉNS PELO BLOG,
    E OBRIGADO POR SER MAIS UM EM NOSSA LUTA.
    ESTOU A DISPOSIÇÃO
    UM ABRAÇO FORTE.

    ResponderExcluir