Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SBC UBS MÓVEL

S.Bernardo amplia atendimento a morador de rua
  Por: Vladimir Ribeiro  (vladimir@abcdmaior.com.br)

 
Marinho: objetivo é dar novas perspectivas para quem vive em situação de rua. Foto: Amanda Perobelli
Marinho: objetivo é dar novas perspectivas para quem vive em situação de rua. Foto: Amanda Perobelli
 
UBS Móvel fará atendimento a dependentes químicos e de álcool

Para oferecer melhor atendimento à população em situação de rua de São Bernardo, a Prefeitura ampliou o serviço de Consultório de Rua, que passa a ser a 33ª UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e a primeira móvel. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Marinho na tarde de segunda-feira (22/08).
Marinho destacou que é necessário dar novas perspectivas de vida para esses moradores, além de atendimento com qualidade. “Muitos perderam a esperança e temos de fazer o trabalho de resgatar essas pessoas para criar projetos de vida”, salientou.
Uma equipe do programa de Saúde da Família irá circular pela cidade para fazer a abordagem aos moradores de rua. “Há um mapeamento dos locais de concentração dessas pessoas, e notoriamente o Centro é um dos locais preferidos. Apesar de variar muito, atualmente existem 280 pessoas morando nas ruas da cidade”, disse o secretário de Saúde, Arthur Chioro.
Abordagem - Agora o serviço contará com um médico de família, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e técnico de enfermagem. “São profissionais que possuem experiência no tratamento e na abordagem a esse público. Antes esse serviço era realizado apenas por dois profissionais de saúde mental e redutores de danos. Essa deve ser a primeira UBS Móvel do Brasil”, destacou o secretário.
No momento da abordagem, os moradores que aceitarem seguem para um abrigo, onde terão acesso a banho, cama e serviços públicos, como acesso a serviços de saúde e sociais. “Conseguimos que esses moradores tirem novos documentos e encaminhamos para as residências terapêuticas para tratamento", disse a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário