Pesquisar no blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BANCOS EM GREVE

 
AGÊNCIAS FECHADAS


Bancários continuam em greve na Região
                            Por: Niceia Climaco  (niceia@abcdmaior.com.br)

 
Agência do Banco Mercantil do Brasil ficou fechada depois do incidente entre sindicalista e funcionário. Foto: Eduardo Guimarães
Agência do Banco Mercantil do Brasil ficou fechada depois do incidente entre sindicalista e funcionário. Foto: Eduardo Guimarães
 
No 2º dia de mobilização, 110 agências ficaram fechadas na Região; diretor do Sindicato prestou esclarecimento no 1º DP e foi liberado

O segundo dia da greve dos bancários na Região nesta quarta-feira (28/09) teve a adesão de mais 10 agências totalizando 110 fechadas e 2,2 mil trabalhadores parados, conforme balanço divulgado pelo Sindicato dos Bancários do ABC. Pela manhã, um incidente durante a mobilização resultou na prisão do diretor do Sindicato, Wagner Roberto Arruda Leme, que prestou esclarecimentos no 1º DP (Distrito Policial) de São Bernardo e foi liberado.

O problema com o sindicalista aconteceu na agência do Banco Mercantil do Brasil, em São Bernardo. O desentendimento foi motivado por uma discussão entre Leme e o gerente da agência que tentou impedir a colocação de cartazes de greve nas portas da agência. O caso foi parar na delegacia  porque o funcionário da agência chamou a polícia.

“Foi um ato isolado”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Maria Rita Serrano. De acordo com a sindicalista, a mobilização aconteceu normalmente durante todo o dia nos principais corredores bancários da Região.

Maria Rita considera o nível de adesão dos trabalhadores da Região positivo, já que se trata do segundo dia de greve. São 400 agências, um total de 7,5 mil funcionários no ABCD e a mobilização acontece nas maiores concentrações bancárias.

Nesta quinta-feira (29/09) o Sindicato realiza nova assembleia na sede do Sindicato, em Santo André, às 17h, para discutir as estratégias da mobilização. “A greve continua por tempo indeterminado”, antecipa Maria Rita.

Os bancários pedem reajuste de 12,8% entre outras cláusulas sociais e a Fenaban oferece 8,3%. Ainda não há nenhuma rodada de negociação agendada entre o Sindicato e a Federação.

Pagamentos - Os bancos orientam os clientes a procurar as redes de autoatendimento para fazer pagamentos. De acordo com a Febraban estão à disposição da população 179 mil canais para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking (operações por meio de celulares). Além disso, há mais de 165 mil correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário