|
Eleitores da cidade serão os primeiros do ABCD a testar o novo sistema, válido para eleições de 2018
Os cartórios eleitorais de São Bernardo iniciaram o recadastramento biométrico, que identifica o eleitor pela impressão digital. A cidade é a primeira no ABCD a fazer a atualização do documento. Ainda não há previsão para que os demais municípios da Região iniciem o serviço.
A meta nacional da Justiça Eleitoral é que nas eleições de 2018 a identificação do eleitor seja digital em todo o Brasil.
O recadastramento digital em São Bernardo ainda não é obrigatório. O serviço, disponível nos seis cartórios eleitorais (para consultas, os eleitores podem ligar para o cartório central da cidade: 4122-1374/ 4332-7275 / 4124-6334) é experimental.
Entretanto, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor aproveite a oportunidade para evitar transtornos com filas quando o sistema se tornar obrigatório.
Para fazer a atualização do cadastro eleitoral basta comparecer ao cartório eleitoral referente à zona de votação e levar o título eleitoral.
O eleitor irá registrar as digitais e tirar uma foto, que serão usados no reconhecimento durante a votação. Ou seja: antes de votar, o eleitor precisará se identificar com a digital.
O cadastramento biométrico experimental é feito até agora em quatro cidades do Estado de São Paulo: além de São Bernardo, Guarulhos, Osasco e Capital. São municípios com maior números de eleitores no Estado. Na próxima eleição, em 2014, algumas salas eleitorais poderão ter o equipamento para leitura digital para teste. Quem já tiver o cadastrado realizado poderá fazer a simulação.
|
PODE FAZER O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NO POUPA TEMPO É BEM RÁPIDO BASTA LEVAR O TITULO E O RG.
ResponderExcluirNO ENTANTO QDO CHEGAMOS LÁ ELES INFORMAM QUE NÃO É NECESSÁRIO FAZER (O QUE ACHEI ESTRANHO). FICA A DICA E A RECLAMAÇÃO