Um estudo intitulado "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil" feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelou que cerca de 90% dos brasileiros têm uma dieta pouco nutritiva e muito calórica, consumindo poucas frutas, verduras e legumes.
Leia também: Cuidados com a alimentação no inverno
Leia também: Ortorexia: o culto à saúde que leva à doença
Segundo o estudo, o café é o produto mais consumido diariamente entre os brasileiros (215,1 gramas), seguido do feijão (182,9 gramas), arroz (160,3 gramas), sucos (145 gramas), refrigerantes (97,4 gramas) e carne bovina (63,2 gramas).
Ao contrário do que é recomendado, menos de 10% dos brasileiros segue uma dieta que inclui o consumo de 400 gramas diárias de frutas, legumes e verduras.
Ainda de acordo com o estudo, o consumo de grandes quantidades de alimentos calóricos, como biscoitos recheados, salsichas, sanduíches, entre outros, é comum entre os brasileiros, principalmente entre os adolescentes.
Menos arroz com feijão Outro ponto levantado pelo estudo é em relação à qualidade nutritiva da alimentação, com a população rural se alimentando melhor do que a urbana. O poder aquisitivo também parece influenciar na alimentação dos brasileiros. O estudo mostrou que o arroz com feijão, mistura tipicamente brasileira, têm sido menos frequentes na dieta dos mais ricos, que tendem a consumir menos itens que compõem uma dieta saudável e a consumir mais produtos calóricos e industrializados.
Enquanto a população mais rica vêm consumindo alimentos pouco nutritivos, como refrigerantes, doces, pizzas e salgados, a população mais pobre tem uma dieta baseada em feijão e milho, destacou o estudo.
Consumo de sal em excesso Um dos responsáveis pelo estudo, o pesquisador do IBGE André Martins, explicou que "como as pessoas de menor poder aquisitivo não têm capacidade para comprar tanto, têm uma alimentação mais básica. E essa alimentação mais básica tem melhor qualidade nutricional".
O estudo mostrou ainda que 82% dos brasileiros consomem mais gorduras saturadas do que o recomendado, assim como cerca de 60% ingerem uma quantidade de açúcar superior à sugerida pelo Ministério da Saúde. O consumo de sal acima do recomendado também é um hábito da grande maioria dos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário