Pesquisar no blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Diabetes durante a gravidez aumenta as chances de autismo


Hipertensão e obesidade também pode prejudicar o desenvolvimento da criança


Mulheres que tem diabetes, pressão alta ou obesidade antes e durante a gravidez estão mais sujeitas a ter filhos com autismo, diz um estudo feito pela Universidade da Califórnia. De acordo com os pesquisadores, as chances podem aumentar em até 60%, por isso, uma alimentação adequada é ainda mais importante antes e durante a gravidez.

O autismo é um grupo de desordens que surgem em decorrência de transtornos no desenvolvimento do sistema nervoso, e que pode causar sérios problemas de sociabilidade, comunicação e comportamento na criança. No Brasil, aproximadamente um milhão de crianças sofrem com esse problema.

Durante o estudo, foram observadas mil crianças. Desse grupo de voluntários, 508 tinham autismo, 178 tinham algum sinal de problemas de comunicação e 315 eram crianças com desenvolvimento normal. Os médicos analisaram o histórico de cada uma das mães e fizeram também entrevistas com as famílias das crianças. No final, eles descobriram que mulheres que tinham diabetes, hipertensão ou eram obesas tinham 60% mais chances de ter filhos autistas.

A relação do diabetes com o autismo já havia sido encontrada em estudos anteriores, mas ainda não se sabe por que essa doença, além da obesidade e da hipertensão, aumenta tanto as chances de autismo. Segundo os autores, os exames pré-natais podem ter papel mais importante do que se acreditava na prevenção do autismo.  

Autismo

"A criança com autismo, normalmente, não aparenta nenhuma deficiência, e isso muitas vezes faz com que as pessoas a julguem como mal educada", afirma a psicóloga Ana Maria Serrajordia, mãe de uma criança autista e umas das fundadoras da AMA (Associação de Amigos do Autista).

As disfunções são crônicas, que surgem até os três anos de idade da criança. "É genético, em muitos casos, mas pode ser adquirido como consequência de infecções e outros problemas perinatais", afirma a pediatra Fátima Dourado, presidente da Casa da Esperança. Alguns estudos mostram que fatores biológicos estão envolvidos com o transtorno autista, mas ainda não foi identificado um marcador específico. Sabe-se, com certeza, que o autismo não está ligado a vivências psicológicas da infância.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AQUELE CANDIDATO

TENDO EM VISTA QUE OS ACS FICARAM DECEPCIONADOS COM DECLARAÇÃO DO CANDIDATO ONDE DIZ QUE OS ACS NAÕ FAZEM NADA NA COMUNIDADE
HOJE ESSE CANDIDATO VENHO FAZER PASSEATA EM NOSSO BAIRRO ,VISITANDO OS COMERCIOS QUANDO CHEGOU PERTO DA UBS(USF),ENTROU NO CARRO E FOI EMBORA,E OS ACS ESTAVAM ESPERANDO ELE PASSAR NA PORTA PARA APLAUDI-LO POR SUAS DECLARAÇÕES
MAIS SEGUNDO SUA MILITANCIA QUE LA ESTAVA SEUS ASSESSORES NAO DEIXARAM ELE VIM FALAR CONOSCO,,,,AI FICA A PERGUNTA PORQUE
SERÁ ENTÃO QUE A DECLARAÇAO NO FOLDER É O QUE REALMENTE ELE PENSA DA NOSSA CATEGORIA ,NAO VAI TER COMO SABER POIS SEUS ASSESSORES MANDAM MAIS QUE ELE 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

VEJAM O PANFLETO DISTRIBUIDO EM SBC

NÃO SE PODE DE FORMA ALGUMA DESTRUIR UMA CATEGORIA ,NEM SE QUER MENCIONAR ,UMA POSIÇAO EQUIVOCADA DESSA ,SABENDO QUE SER FOR ELEITO (O QUE FAREMOS DE TUDO PARA NAO ACONTECER)E AINDA TEM MAIS,NOVAS ELEIÇOES VIRAM E NO ESTADO INTEIRO DE SP IREMOS AVISAR OS ACS PARA NUNCA ESQUECER ESSA DECLARAÇÃO

O SINDACS REPÚDIA,PANFLETO DE CANDIDATO




Santo André, 24 de agosto de 2012.


Aos colegas Agentes Comunitários de São Bernardo do Campo.

Nota de repúdio ao comentário feito pelo Sr. Alex Manente, candidato a prefeito em São Bernardo do Campo.

Nobres colegas, em um momento de tamanha importância para nossas vidas e para o futuro de nossa cidade, véspera da escolha de nossos representantes, não poderíamos deixar de assumir responsabilidades como cidadãos e profissionais da Saúde, neste sentido, nossa manifestação.
A Estratégia Saúde da Família tem se consolidado cada vez no mais no Brasil e se firmado como modelo de assistência a saúde fundamental para atingir os objetivos traçados pelas diretrizes do nosso sistema público de saúde (SUS), com um novo jeito de olhar e considerar as pessoas e a comunidade. Os profissionais do PSF assumem a missão de prestar serviços de Saúde de inteiro valor. Neste contexto, fica evidenciada a atuação imprescindível do Agente Comunitário de Saúde (ACS), que em muito, vem realizando processos inovadores na condução das demandas das pessoas e da comunidade em que atua, muitas vezes, extrapolando as barreiras que delimitam a compreensão geral dos serviços de Saúde oferecendo a população um atendimento humanizado, integral e de qualidade, contribuindo para a redução de indicadores que, sem dúvida nenhuma, assim salvam vidas e melhora a qualidade de tantas outras.

Em tempo que, nossa categoria arregaça as mangas, levanta bandeiras e trava a árdua luta em busca de conquistas que venham valorizar nossa classe e trazer dignidade a nossa profissão, buscamos intervir nos mais diversos setores da sociedade e, especialmente nos governos, que ao nosso entender, tem a maior responsabilidade sobre a saúde pública e as condições de trabalho de seus profissionais, assim, devendo assumir o processo de transformação que atendam as nossas demandas e reivindicações.
Ocorre que, em material de Campanha distribuído pela cidade, o Sr. Alex Manente, candidato a prefeito em São Bernardo, entre críticas ao funcionamento da saúde no município, dirigiu - se aos ACSs, com a seguinte colocação:

Por que o Agente de Saúde não faz nada na comunidade?

Para nós, fica evidente que o Sr. Alex Manente, desconhece o trabalho prestado pelos ACSs de São Bernardo, e se manifesta com inteira intenção de desvalorizar o nosso trabalho usando a frase "não faz nada", nos levando a entender que sua compreensão, pelo menos no que diz respeito à atuação do profissional ACSs, é no exato. Nada importante.
Diante do fato, reinteramos o nosso absoluto repúdio a lamentável colocação do Sr. Alex, e convocamos toda a categoria a refletir sobre a questão e devolver ao autor dos fatos com as seguintes perguntas manifestas:
1) Como o Sr. quer ser prefeito de nossa cidade se não reconhece o trabalho prestado pelos ACSs nas comunidades e não respeita os profissionais da Saúde?

2) O senhor pretende, se eleito, demitir toda a categoria, que segundo o Senhor, não faz nada pela comunidade, e contratar novos profissionais?

3) O Sr. Pretende continuar com os ACSs na cidade, mesmo convencido de que não fazem nada?

4) O Sr. Reafirma que todo o serviço prestado pelos ACSs no município se resume ao nada, subestimando nossa aprendizagem e nossa capacidade de servir em saúde? OU

5) Se eleito, o Sr. Vai extinguir os ACSs da Saúde Municipal?


Neste Sentido, o SINDACS se posiciona, fazendo chegar a todos os colegas e exigindo do Sr. Alex Manente, que se manifeste em público a respeito de sua posição.

Atenciosamente;

Direção do SINDACS

valter.sindacs@hotmail.com
VICE-PRESIDENTE
TEL 985431644
SINDACS...............VEM COM AGENTE
http://valter-acs.blogspot.com/


__________________________________________________________
Sede Santo André: Rua Senador Flaquer, n° 443 - Centro - CEP: 09010-160
Tel: (11) 25644594
E- mail: sindacs.sp@hotmail.com
www.sindacs.org.br